Resultado Preliminar: Seleção de bolsista para Projeto de Extensão “Administração: Promovendo o Conhecimento”

A coordenadora do projeto de extensão “Administração: Promovendo o conhecimento”, Prof. Aurea Cristina Magalhães Niada, torna público o resultado preliminar da seleção de bolsista para atuar no planejamento, organização e gestão do projeto e atividades relacionadas.

Professor Paulo Daniel Batista de Sousa fortalece parceria entre DAGEE e WEG S.A. com abertura da 4ª turma do curso de Especialização em Engenharia da Produção, ofertado pelo Departamento de Gestão e Economia da UTFPR – Curitiba.

No dia 20 de outubro, o professor Paulo Daniel Batista de Sousa esteve na sede da empresa WEG S.A., em Jaraguá do Sul-SC, para a abertura da 4ª turma de Especialização em Engenharia da Produção.

A empresa WEG é uma das maiores do Brasil, com operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 36.900 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Fundada em 1961 e produzindo inicialmente apenas motores elétricos, a WEG ampliou suas atividades a partir da década de 80, com a produção de componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes.  A empresa se consolidou não só como fabricante de motores, mas como fornecedora de sistemas elétricos industriais completos, além de atuar nas áreas de comando e proteção, variação de velocidade e geração e distribuição de energia. Com tal histórico, não é difícil compreender o motivo da companhia se caracterizar como uma das mais inovadoras do país, atingindo uma receita líquida de quase R$ 8 bilhões.

Na ocasião, o professor Paulo aproveitou a oportunidade para visitar o novo centro de treinamento e qualificação da empresa.
No encontro estiveram presentes o diretor de recursos humanos, Sr. Juliano Saldanha Vargas; a chefe da seção de desenvolvimento profissional, Carolina Rolim Soares e o analista de treinamento e coordenador local do curso, Augusto Cesar Marutti.

O compromisso configurou mais uma oportunidade para consolidar a parceria de décadas entre a empresa e a UTFPR, por meio de uma série de convênios firmados entre as duas organizações.
Especificamente neste caso, a parceria entre WEG e UTFPR por meio do Departamento de Gestão e Economia – DAGEE-CT foi firmada desde 2015, fruto da abertura da primeira turma do curso de especialização, coordenado pelo professor Paulo Daniel.
O departamento se alegra com a manutenção deste vínculo e deseja sucesso para a nova turma de Especialização.

Saiu o resultado da 1ª chamada do vestibular 2023/2

Os aprovados vão receber o login e a senha de acesso à Plataforma Eletrônica da UTFPR. Por meio dela, podem fazer a matrícula de 19 a 21 de julho, com o envio de informações e da documentação exigida no anexo III do edital, incluindo as declarações.

Cada documento deve ser digitalizado em um único arquivo com todas as páginas, frente e verso, legíveis e na íntegra, sem cortes. Nos casos em que há impossibilidade de enviar alguns documentos, pode ser enviada a ‘declaração 7’ com a justificativa, para apresentação posterior.

No dia 24, vai ser divulgado o status da matrícula. Se ficar algo pendente, os candidatos vão poder enviar o que faltou entre os dias 25 e 26.

Depois disso, a situação de matrícula é atualizada no dia 27, com a possibilidade de recurso entre os dias 28 e 29. No dia 31, é publicado o resultado da etapa 1 de matrículas.

Após concluir esta fase, é preciso apenas confirmar a matrícula no Portal do Aluno nos dias 1º e 2 de agosto. Então, as aulas começam no dia 9 do mesmo mês.

Confira o cronograma resumido
19 a 21/07 –  Envio da documentação (Requerimento de Matrícula)
24/07 – Status de matrícula
25 e 26/07 – Substituição de documentos, quando necessário
27/07 – Status atualizado de matrículas
28 e 29/07 – Prazo para recurso contra indeferimento
31/07/2023 – Resultado da etapa 1 de matrícula
01 e 02/08 – Confirmação como calouros da UTFPR
09/08 – Início às aulas 

A Universidade é um espaço seguro para pessoas LGBTQIAPN+?

Espaços Seguros é o tema do Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ no Projeto Cafezíneos. Durante o mês de junho, estão sendo publicados diversos relatos de estudantes e egressos da universidade sobre o tema.

Para fechar o mês, o projeto recebe as convidadas Ivana (Assessoria de Assuntos Estudantis) e Xênia (Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil) para uma conversa ao vivo sobre como a universidade pode ajudar pessoas LGBTQIAPN+ no dia a dia universitário e sobre o papel da assessoria e dos núcleos de apoio estudantil.

🗓️ Quando: quarta-feira (28 de junho), às 18h30

📍 Onde: Ao vivo em www.instagram.com/cafezineos

✅ Certificado: haverá emissão de declarações de participação

Haverá espaço para perguntas do público. Participe!

Ative o lembrete no próprio Instagram: https://www.instagram.com/p/CtzlfM0PYLF/

Palestra Gestão e Sustentabilidade: ESG, marcas fortes e um mundo melhor

Caríssimos(as),

Convidamos todos para participar de uma palestra com a Prof. Célia Linsingen, com tema: Gestão e Sustentabilidade: ESG, marcas fortes e um mundo melhor, organizada pela Prof. Aurea Niada, docente do curso de Administração.

O evento ocorrerá no Miniauditório da sede Centro da UTFPR Curitiba, no dia 22/06/2023, das 10h20 ao meio-dia.

link para inscrições é https://www.even3.com.br/gestao-e-sustentabilidade-esg-marcas-fortes-e-um-mundo-melhor-355820/

Descrição

Consumidores exigentes e conscientes. Marcas ampliadas e ativas. Empresas mais sustentáveis e éticas. Este é o cenário que envolve o mercado hiper competitivo e conectado que vivemos. Temas e práticas sociais, ambientais e de governança (ESG) são acionadas para melhorar (salvar) a vida no planeta e equilibrar as diferenças e distâncias sociais.

Nesta palestra vamos discutir como unir inovação e sustentabilidade na gestão de empresas e marcas para que todos e todas – inclusive o planeta – saiam no lucro.

Prof. Célia Linsingen

– Executiva de Marketing com vinte anos de experiência na indústria de bens de consumo. Desenvolveu, lançou e gerenciou mais de 100 produtos comercializados em todo o território nacional.

– Consultora e mentora em Estratégia de Marketing, Branding e Inovação para empresas de vários segmentos e portes com ênfase em nova economia.

– Mentora residente em Marketing Estratégico na HOTMILK (Ecossistema de Inovação da PUCPR).

– Professora convidada em programas de Pós-Graduação da PUC-PR, ESIC e CONQUER.

– Doutoranda e Mestre em Administração (Marketing: Comportamento do consumidor), MBA Internacional em Gestão Estratégica da Inovação, Pós-graduação como Especialista em Marketing e Graduação em Farmácia Industrial e Bioquímica.

– Podcaster: 1. Livros de Negócios e 2. Tendências de Mercado e Consumo.

– Multiplicadora do Sistema B Brasil.

– Conselheira do Instituto Capitalismo Consciente, filial Paraná.

– Prêmio de Profissional de Marketing do Paraná em 2009.

Semana do Meio Ambiente 2023 – UTFPR Curitiba

No dia 05 de junho é comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente e na UTFPR Curitiba teremos a Semana do Meio Ambiente, que acontecerá entre os dias 02 e 07 de junho.

Neste ano, as atividades acontecerão na sede Ecoville (Blocos B e C) e na sede Centro, no Escritório Verde, além de opções on-line. Na programação, há palestras, rodas de conversa, oficinas, visita técnica, divulgação de projetos de sustentabilidade e campanhas beneficentes.

A programação completa e inscrições estão disponíveis pelo Even: https://www.even3.com.br/semana-do-meio-ambiente-utfpr-ct-2023/

O cartaz de divulgação está neste link: https://drive.google.com/file/d/13K03aq08Yubx-Nsjetb3cM5GHlTDXJWB/view?usp=sharing

Participem e divulguem! Contamos com a presença da nossa comunidade!


Organização: Comissão PLS Campus Curitiba + Comissão PLS Central + Projeto de Extensão Mídias Sociais como Ferramenta Extensionista + Escritório Verde + Grupo TEMA – Tecnologia e Meio Ambiente (PPGTE)

Apoio: CAABS (Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária) + Estre Ambiental + Econsultoria + Instituto Barigui + DAQBI (Departamento Acadêmico de Química e Biologia) + Projeto de Extensão “O Mundo das Abelhas: conhecer para proteger, apreciar para conservar” + Projeto de Extensão “Meninas nas Ciências”

Evento aborda planejamento e governança pública

Papel das cidades na garantia de direitos aos cidadãos é tema do seminário

O X Seminário de Boas Práticas em Planejamento e Governança Pública, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP), acontece nos dias 10 e 11 de maio. A temática da edição de 2023 será pensar o papel das cidades na garantia de direitos aos cidadãos. O evento será híbrido podendo ser assistido de forma presencial, no miniauditório da sede Centro, ou pelo YouTube.

O seminário promoverá o diálogo e a difusão de produções científicas geradas na academia, assim como reunirá especialistas em administração pública do Brasil e do exterior, servidores públicos, acadêmicos e profissionais interessados em discutir as funções e ações da governança pública, nos diversos poderes do Estado, para a concretização de direitos fundamentais no território, partindo de suas possibilidades e reconhecidas limitações.

Serviço

X Seminário de Boas Práticas em Planejamento e Governança Pública

Data: 10 e 11 de maio de 2023

Horário: 9h às 16h30

Participação gratuita

Presencial no Miniauditório da sede Centro do Campus Curitiba (Av. Sete de Setembro, 3165 – Rebouças)

On-line via YouTube do Programa

– no dia 10/05 pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=zfAmKWTF7mI

– no dia 11/05 pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=K-1H_3Fr_5I

Fique por dentro dos detalhes das provas do vestibular 2023/2

Candidatos podem consultar o programa de provas e a tabela de pesos

Já fez a inscrição no Vestibular da UTFPR 2023/2?
Então, se liga nos detalhes das provas, que vão ser realizadas no dia 4 de junho, das 14h às 19h, em uma das 13 cidades onde ficam as sedes da Universidade. Confira os detalhes sobre cada uma delas a seguir.

Prova de Redação
Vai ter uma redação dissertativa-argumentativa sobre um tema atual, a partir da leitura de um ou mais textos, entre 15 e 20 linhas. A nota vai até 100, divididos em 20 pontos em cada critério: abordagem do assunto, ponto de vista, contextualização, estrutura textual e linguagem.

Atenção! Há a previsão de zerar, caso:
– fuja da temática proposta;
– tenha menos de sete linhas ou cópia da referência;
– ou esteja com a folha de redação em branco, ainda que a de rascunho esteja preenchida.

Prova de conhecimentos gerais
Além disso, vão ter mais 60 questões objetivas, incluindo: Física (8), Língua Portuguesa (8), Matemática (8), Química (8), Biologia (6), Língua Estrangeira – Espanhol ou Inglês (6), Filosofia e Sociologia (4), Geografia (4), História (4), e Literatura Brasileira (4). Cada uma deve ter cinco alternativas, no formato múltipla escolha, com apenas uma a ser assinalada no Cartão-Resposta. Para ver o conteúdo a ser cobrado, consulte o programa de provas.

Também vale lembrar que cada curso tem um peso diferente aplicado a cada disciplina, de acordo com a tabela do Anexo II, do edital.

Quer saber mais? Todas as informações para a prova constam no edital e anexos.
Também é possível visitar o Espaço do Candidato para encontrar os principais pontos do processo seletivo, incluindo o Programa de provas. Caso precise tirar alguma dúvida, basta entrar em contato com a instituição organizadora: 
suporte@funtefpr.org.br

Sobre o processo
As inscrições para o vestibular para ingresso no 2º semestre de 2023 vão até 9 de maio, com o pagamento da taxa até a data seguinte. Os candidatos podem concorrer em até duas opções, entre as 107 graduações disponíveis, com 3.006 vagas disponíveis.

 X Seminário de Boas Práticas em Planejamento e Governança Pública – A governança pública e os direitos fundamentais no território

O Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) convida toda a comunidade acadêmica para o X Seminário de Boas Práticas em Planejamento e Governança Pública – A governança pública e os direitos fundamentais no território.

O tema desta edição traz um debate debate atual sobre o papel das cidades na garantia de direitos aos cidadãos. Serão discutidos, entre outros assuntos, estratégias governamentais para o acesso à moradia, mobilidade urbana, planejamento urbano e sustentabilidade.

Para participar do X Seminário de Boas Práticas em Planejamento e Governança Pública, é necessário realizar inscrição prévia pelo site oficial do evento disponível no link: https://www.even3.com.br/x-seminario-de-boas-praticas-em-planejamento-e-governanca-publica-2023/

📢 Serviço:  X Seminário de Boas Práticas em Planejamento e Governança Pública

🗓️ Data: 10 e 11 de maio de 2023

🕑 Horário: 9h às 16h30

🆓 Participação: Gratuita (on-line ou presencial).

Presencial no Miniauditório da sede Centro do Campus Curitiba.

On-line via YouTube do Programa:

– no dia 10/05 pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=zfAmKWTF7mI
– no dia 11/05 pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=K-1H_3Fr_5I

📍Endereço:  Av. Sete de Setembro, 3165 – Rebouças, Curitiba – PR, 80230-901

Esperamos vocês!

Inscrições para o Vestibular UTFPR terminam nesta terça, 9 de maio

O prazo para as inscrições do Vestibular de Inverno 2023 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) termina nesta terça-feira, dia 9 de maio, às 23h59. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Universidade; as provas serão realizadas no dia 04 de junho, as 14h. A taxa de inscrição é de R$ 150.

Durante o processo de inscrição, o candidato deve escolher um curso em primeira e outro em segunda opção e, ainda, optar entre os idiomas espanhol e inglês para as questões de Língua Estrangeira Moderna. O candidato deve, por fim, selecionar uma das três modalidades de concorrência: ampla, cotista ou treineiro.

Ao todo, a UTFPR oferta 3.007 vagas em 107 cursos nas 13 cidades em que possui campus: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. O comprovante de ensalamento estará disponível a partir de 29 de maio, na página do candidato. Outras informações estão disponíveis no edital do processo seletivo.